O “Phill”, mais conhecido como Bar dos Beatles, em Liverpool, recebeu um importante título. Ele acaba de tornar-se o primeiro pub vitoriano criado na Inglaterra a ser considerado um patrimônio de primeira categoria.
Por Isabel de Andrade*
Ele se chama Philharmonic Dining Rooms e fica em Liverpool, na Inglaterra. Mas, ficou conhecido mesmo como Bar dos Beatles. É que sempre foi parada obrigatória para Paul MacCartney, John Lennon, Ringo Starr e George Harrison.


No auge da fama, John Lennon chegou a reclamar que um grande ônus do sucesso era “não poder mais beber uma cerveja no Phil”. Paul MacCartney já surpreendeu os clientes com um show improvisado no pub em 2018.


O Philharmonic Dining Rooms foi construído pelo arquiteto Walter Thomas em 1898 e fica em frente à sala de concertos filarmônicos de Liverpool. A fachada, em pedra talhada, é um diferencial. O mesmo pode se dizer da decoração no interior do estabelecimento. A porta principal, de ferro forjado dourado, é considerada uma obra modernista do Reino Unido.




Toda essa grandiosidade rendeu mais um capítulo no reconhecimento do bar como um patrimônio histórico. O “Phil”, que foi classificado em 1955 como monumento histórico de segunda categoria, acaba de tornar-se o primeiro pub vitoriano criado na Inglaterra a ser considerado um patrimônio de primeira categoria.


O novo título, concedido pelo Historic England, vai permitir que a fachada e o interior do imóvel sejam preservados. Isso significa também que o pub passa a fazer parte das grandes obras arquitetônicas do país, como o Palácio de Buckingham. “A nova classificação foi uma verdadeira honra para este edifício com uma história muito rica, visitado por gente do mundo todo para admirá-lo e “provar algumas cervejas”, disse o proprietário do Phill, Eamonn Lavin.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
Mercido. Além da arquitetura é histórico.