Brasileira que vive na Alemanha ensina receita de pão de cebola que tem gostinho de saudade
por Luciana Hübner*
Cláudia Rodrigues é brasileira e mora na Alemanha. Quando bate saudade do Brasil, prepara uma receita que, pra ela, tem sabor de saudade. “Esse pão de cebola traz a recordação de momentos maravilhosos no Brasil. Eu sempre preparava para as reuniões com amigos ou alguma comemoração da família”, lembra ela.


Mas, segundo ela, a diferença cultural impede que o pão de cebola seja apreciado por todo mundo. “Aqui no sul da Alemanha, as pessoas têm uma resistência muito forte ao novo, ao diferente. Fiz duas vezes, sem sucesso entre os convidados”, afirma ela.


Cláudia gosta muito de cozinhar e, por isso, aprendeu o preparo de outros pães, típicos da região da Bavária, para servir nos encontros. “O mais importante é que o prazer de cozinhar tem o poder de reunir as pessoas. Para mim, funciona como um saboroso pretexto para um contato social”, garante.
Vamos à receita?
Pão de Cebola
4 ovos
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher rasa de sal
1 copo de óleo
1 ½ copo de leite
1 tablete de caldo de carne
1 cebola média
75g de fermento biológico
1,2 quilos de farinha de trigo
Bater tudo no liquidificador. Despejar numa vasilha e colocar farinha até que a massa comece a desgrudar das mãos. Enrolar, pincelar com uma gema de ovo e levar para assar a 170 grau por 25 minutos. A massa rende de 20 a 25 pãezinhos, dependendo do tamanho. Dica: se você gosta de pão recheado, misture meio quilo de muçarela com meio quilo de presunto ralado e recheie na hora de enrolar.


(foto: Cláudia Rodrigues)
E se você também tem alguma receita da saudade, compartilhe conosco! Envie pra gente sua receita, uma foto do prato, uma foto sua e conte um pouco dessa história. O nosso Instagram é @territoriosgastronomicos
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.