Por Isabel de Andrade*
Você pede ao garçom a Espada do Capitão e logo chega em sua mesa uma espada onde estão espetados 250 gramas de picanha, 150 gramas de calabresa e 100 gramas de bacon, acompanhados de chimichurri, barbecue de pimenta biquinho e farofa. O prato é uma das grandes atrações do novo cardápio do Piratas, que fica no bairro União, em Belo Horizonte. O menu da casa passou por uma reformulação e ganhou a assinatura do chef Kiki Ferrari.
Os piratas, que entraram em cena na história desde que surgiu a atividade de navegação, eram personagens temidos em alto mar. Saqueavam fortunas e enriqueciam roubando o “tesouro” alheio. Inspirado nessa atividade, que já foi tema tão explorado na literatura e no cinema, o chef valorizou a utilização de comidas típicas e abusou das especiarias, tão cobiçadas na época do comércio marítimo. A Pança do Bucaneiro é uma das novidades. São fatias de panceta enroladas e pururucadas ao creme agridoce de pimenta suave com gengibre.
Também fazem parte do novo menu pratos como o Xpeto, um sanduíche de pão de alho com o espeto à escolha do cliente, acompanhado de cheddar furioso, batata palha, barbecue de goiabada caipira e parmesão; o Buffalo Chicken, que são tiras de frango empanadas ao molho buffalo picante amanteigado e acompanhadas de sour cream de cebola refrescante; o Tortuga Burgers, que são minicheeseburgers servidos no espeto, com barbecue de goiabada caipira e fatias de cheddar no pãozinho especial assado na brasa.
Carta de drinks repaginada
Os piratas embarcavam em altas aventuras pelos mares e oceanos movidos a muito álcool e se embriagavam, de preferência, com rum. Essa foi a inspiração do bartender Conrado Salazar para criar a nova carta de drinks. Mas, o especialista foi além e ainda brincou com um conceito mais atual, o da pirataria digital. Assim, privilegiou também o gim.
Se o Caribe era o paraíso dos saqueadores, as bebidas tropicais foram o ponto de partida para as criações do bartender. Conrado dividiu o cardápio em seções que contam um pouco das histórias da pirataria e da coquetelaria. O destaque são os drinks LOS PIRATEADOS, que reúnem criações exclusivas e versões “pirateadas” de alguns clássicos. Entre os exclusivos, estão o Yo-Ho-Ho (rum carta blanca e gim), o Groggy Jack Sparrow (rum carta blanca e Cynar), o El Destello Verde (spiced rum e xarope de manga com pimenta) e o El Perla Negra (Jagermeister). Já nas releituras “pirateadas”, estão opções como o Francis Drake’s Mojito (uma versão mais rústica do Mojito), o Grace O’ Malley Gin Fizz (versão extremamente refrescante do Gin Fizz) e o Ching Shih Sling (versão do exótico Singapore Sling, à base de gin).
O navio já está abastecido e a tripulação preparada para levar os clientes a uma aventura gastronômica que pode ser harmonizada com drinks surpreendentes. Para fazer parte dessa experiência sensorial, basta embarcar nessa viagem.
Serviço:
Endereço: Rua Alberto Cintra, 80, bairro União, Belo Horizonte
Funcionamento: terça a quinta, de 16h às 0h30. Sexta e sábado, de 15h até 1h. Domingo, de 15h às 23h.
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!