por Luciana Hübner
O bolo de cenoura é um clássico da culinária brasileira e, com certeza, faz parte de muitos caderninhos de receita do Oiapoque ao Chuí. Nossa tradição é fazer aquele bolo fofinho, bem amarelinho e aerado que, muitas vezes, ganha até cobertura de chocolate.
Mas, nos Estados Unidos, o bolo de cenoura é bem diferente do que estamos acostumados. Lá, ele é muitas vezes servido como sobremesa. Uma das primeiras diferenças no preparo é a forma de usar o ingrediente principal. A cenoura é ralada e a receita leva ainda frutas secas e especiarias, como a canela.
Origem
Apesar de ter até data de aniversário em território americano, dia 03 de Fevereiro, a origem do bolo de cenoura não é bem definida.
Alguns especialistas avaliam que o preparo dele apresenta técnicas medievais de padaria, quando as sobremesas eram produzidas com cenouras e outros tubérculos, principalmente por serem ricos em açúcar. Há relatos ainda que ingleses e irlandeses usavam a cenoura para adoçar pudins.
Há ainda quem defenda uma origem árabe para o bolo de cenoura. Esse povo precisava transportar farinhas e, para que elas não estragassem, as deixavam úmidas e achatadas em forma de discos. O calor do deserto assava essa massa, que ficava sem gosto. Por isso, os árabes passaram a incluir frutas e raízes na mistura, com o objetivo de melhorar o sabor.
Quer provar o bolo de cenoura tradicional dos Estados Unidos? Aí vai a receita!
Carrot Cake
Ingredientes:
Cobertura:
Modo de Fazer:
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma redonda de 20 centímetros. Rale as cenouras e reserve. Numa vasilha, misture a farinha, a canela, a pimenta jamaica, o sal, o fermento e o bicarbonato. Numa outra vasilha, bata com um mixer o açúcar mascavo, o açúcar cristal e os ovos, até obter uma massa homogênea. Acrescente o óleo vegetal. Depois, misture o conteúdo seco até que apareça apenas pouco a farinha de trigo. Numa vasilha pequena, despeje a uva passa no farinha de trigo restante. Adicione a cenoura e o abacaxi e misture tudo. Asse por 25-30 minutos, até que possa colocar um garfo e ele sair limpo. Espere esfriar.
Faça a cobertura. Misture os ingredientes e bata com um mixer até que tudo esteja homogêneo. Corte o bolo ao meio, recheie com a metade da cobertura, cubra com a outra metade do bolo e use a outra metade para cobrir por cima e as laterais.
Por último, coloque as nozes picadas nas laterais do bolo.
Deixe descansar por 30 a 60 minutos e sirva. Bom apetite!
Receita: @buzzfeedtasty (tradução livre)
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!
Ver Comentários
Parece que fica muito bom...
Lindo artigo ...
Tem interesse de aprender Como Fazer Bolo?As Melhores E Mais Deliciosas Receitas!
DE UMA ESPIADINHA NESTE SITE :http://bit.ly/aprendaasmelhoresreceitasbolo
vou experimentar fazer dessa forma! Parece delicioso!
Excelente conteúdo Territórios Gastronômicos! Eu quero mudar de Nível na
Confeitaria! A Confeitaria é realmente incrível, sempre cheia de
novidades, receitas novas e claro, muitas oportunidades… E se Você quer
começar um negócio próprio ou simplesmente preparar Massas, Recheios,
Coberturas, Tortas, Bolos, Brigadeiros e Doces Incríveis, diferenciados e
especiais, esse Pacote de Apostilas é Perfeito! Acesse esse link e
aproveite: