Por Isabel de Andrade*
A mineira Júlia Fortini enfrenta uma verdadeira maratona para fazer bonito no Campeonato Mundial de preparo de cafés filtrados em Melbourne, na Austrália. Ela foi selecionada para representar o Brasil depois de vencer o campeonato nacional.
Participaram da seletiva do Campeonato Brasileiro de Brewers outros 25 candidatos. Durante a competição, Júlia Fortini usou um café torrado por ela mesma.
Veja Também: Curso de Barista em BH
A avaliação dos candidatos leva vários critérios em consideração. Os jurados observam o sabor, a forma de apresentação do café, o método, o grão escolhido, o jeito de fazer e até as condições de limpeza da estação de trabalho durante o processo. Além de conquistar os juízes sensoriais, cada momento do preparo é pontuado por um juiz técnico que acompanha todo o processo de perto.
Para vencer a disputa no Brasil, Júlia se dedicou a um treinamento que durou cinco meses. Ela contou com uma equipe formada por um treinador especialista e auxiliares. “É uma competição muito séria”, comenta.
Agora, a mineira já se prepara para enfrentar a competição internacional. O campeonato vai fazer parte da feira Melbourne Internacional Coffee Expo, marcada para maio na Austrália. “Agora, será a hora de disputar com os melhores do mundo”, diz ela.
Júlia Fortini é uma das sócias da Academia do Café, em Belo Horizonte, que se tornou uma referência em todo o país ao trabalhar com produtos selecionados, oferecer cursos e desenvolver iniciativas que contribuem para a valorização da cultura cafeeira. Ela também já trabalhou em cafés nos Estados Unidos e Espanha e também está envolvida com a exportação de cafés brasileiros especiais para a América do Norte.
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!