Aprenda a fazer com a chef Rosilene Campolina a receita de spaghetti ao pesto com casquinha crocante de queijo. O prato é delicioso e fica um charme com a casquinha de parmesão.
Por Isabel de Andrade*
A dica de hoje é uma receita da chef e professora Rosilene Campolina, spaghetti ao pesto com casquinha crocante de queijo. A chef explica que o pesto é um molho condimentado da Liguria, feito com basílico, pinoli, alho, azeite e queijo ralado. Segundo Rosilene, é adequado para massas em fitas, como para os tipos de massa comprida e fina. Também fica ótimo com massas recheadas e em sopas. Na França, esse molho recebe o nome de Pistou. É misturado a uma sopa, quase um Minestrone. Esta sopa recebe o nome de Soupe au Pistou. A palavra pesto significa esmagar, por isso a forma tradicional da receita é preparada no almofariz.


Ingredientes
Casquinha de Parmesão:
200g de parmesão ralado
Utensílios: 1 frigideira antiaderente e papel toalha.
Massa:
500g de massa spaghetti de boa qualidade
2 maços de manjericão fresco lavados e higienizados
2 dentes de alho descascados
20g de pinholes, nozes ou castanha do Pará torrada
150g de queijo pecorino ou parmesão ralado
2 xícaras de azeite extra virgem italiano
Sal e pimenta do reino moída a gosto


Modo de preparo:
Bater no liquidificador ou socar no almofariz o manjericão com parte do alho, parmesão e as amêndoas. Somar o azeite fazendo um pesto. Se optar por bater, colocar o azeite no início para facilitar a batida. Temperar com sal e pimenta a gosto.
Se preferir um pesto mais fluído, aumentar a quantidade de azeite. Se quiser mais encorpado, pode acrescentar uma batata cozida (dica italiana). Cozinhar o spaghetti em água fervente com sal até ficar “al dente”, escorrer e cobrir com o molho. Servir imediatamente. Se desejar, juntar 1 concha da água em que a massa foi cozida ao molho.
Casquinha de Parmesão: aquecer bem a frigideira e polvilhar o queijo, formando tiras largas. Deixar até endurecer. Retirar com uma espátula e deixar esfriar sobre papel toalha.
Serviço:
Site: chefachef.com.br
Instagram: @rosilene_campolina
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.