Pastel de nata crocante e com o recheio bem cremoso. O tradicional doce de Portugal é uma das especialidades da Casa di Maria. A empresa trouxe para Belo Horizonte os sabores e aromas típicos da gastronomia portuguesa.
Por Isabel de Andrade*
Massa folhada crocante, recheio extremamente cremoso – sem escorrer do pastel – e espiral sempre certinha. Esse é o sabor que faz a Casa di Maria transportar para Portugal quem degusta o pastel de nata. Sendo fiel à tradição, os empresários Helton Alves Araújo Júnior e Fernanda Santos Aguilar de Araújo decidiram trazer para Belo Horizonte um pedacinho da gastronomia que faz tanto sucesso por lá.


O pastel de nata é um patrimônio da doçaria portuguesa e faz parte da identidade gastronômica do país. Helton explica que, por ser um produto típico, há um respeito muito grande pelo modo de fazer a receita. E a produção é toda artesanal.


O doce clássico é feito com massa folhada e creme de ovos. Mas, Helton decidiu inovar e criou recheios diferentes que fazem muito sucesso como chocolate, frutas vermelhas e damasco. “A gente optou por alguns sabores como, por exemplo, frutas vermelhas, que é cítrico, azedinho. Então, quando você morde, ele quebra o sabor do creme de ovos. O damasco caiu super bem com o creme de ovos. E o chocolate, que é o um sabor universal, a criançada adora”, conta.


Além dos pastéis de nata, a Casa di Maria Sabores de Portugal prepara outras delícias da doçaria portuguesa como os travesseiros de sintra, torta de laranja, mimo de Azeitão, pão de ló de Ovar e bolo-rei. Os salgados também transportam o cliente para terras além-mar. A casa fabrica pastéis de bacalhau e camarão, além de tortas de bacalhau, camarão e frango.
O empresário até tem ascendência portuguesa. Foi de lá que veio o bisavô dele. Mas, o caminho que o levou até os doces portugueses não foram os laços sanguíneos. Foi por meio de uma parceria com um português que vivia no Brasil e decidiu se dedicar à gastronomia da terra natal.


Para entender essa história, precisamos voltar alguns anos no tempo. Helton e a esposa e também sócia, Fernanda, eram proprietários de um restaurante e um empório de produtos mineiros em Cabo Frio, na região dos Lagos no Rio de Janeiro. Certo dia, um casal de clientes fez a proposta para que se tornassem sócios em uma fábrica de doces portugueses.
O projeto se concretizou. Foi com o sócio, que é formado pela Escola de Gastronomia de Lisboa, que Helton e a esposa aprenderam tudo sobre os doces. O negócio prosperou até 2015, quando foi afetado por uma crise econômica que atingiu o estado do Rio de Janeiro.


Em 2016, Helton e a esposa voltaram para Belo Horizonte. Na capital mineira, deram início à produção dos doces portugueses. No início, forneciam os produtos para empórios e padarias. Há oito meses, decidiram dar um passo maior, abriram a fábrica e a loja.


O negócio ganhou forma e está indo muito bem. A Casa recebeu o nome de Maria em homenagem à filha do casal, Maria Clara. O pai conta, orgulhoso, que a menina de quatro anos é praticamente a presidente da empresa.


Desde que foi criada, a Casa de Maria já participou de duas festas portuguesas em Belo Horizonte. E nos dois eventos, o estabelecimento foi premiado com a melhor sobremesa. É o resultado de muito empenho e dedicação da família. “É um trabalho que fazemos com muito carinho, muito amor. E está tendo um retorno muito bacana do público”, comemora o empresário.
Serviço:
Casa di Maria Sabores de Portugal
Endereço: Rua da Bahia, 1.450, bairro Funcionários, Belo Horizonte
Horário de funcionamento: segunda a sábado, de 10h às 19h
Contato: (31) 99777-1224 e 2513-0215
Instagram: casadimariasaboresdeportugal
Crédito
Foto da capa: Renato Leal
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.