Que tal preparar um pernil para o jantar de réveillon? Quem dá a dica é a chef Val de Oliveira.
Por Isabel de Andrade*
Um dos pratos tradicionais servidos na ceia de réveillon é o pernil. Reza a tradição que, na virada do ano, não traz boa sorte preparar carne de animais que ciscam para trás. Como a gente só espera andar para frente e atrair energia positiva no ano que se inicia, por via das dúvidas, a carne de porco vai muito bem, obrigada!
O Territórios Gastronômicos ouviu as dicas da chef Val de Oliveira, da Panificadora Colombina, em Belo Horizonte. No estabelecimento, ela costuma preparar o pernil o ano inteiro. A peça é levada ao forno a lenha e passa a noite inteira assando, de 22h às 6h.


A tradição começou no Natal de 2017, quando a chef decidiu aproveitar o forno a lenha utilizado para a preparação das pizzas durante o dia. Como ele ficava ocioso à noite, Val encontrou a maneira ideal de aproveitá-lo. O forno é abastecido com madeira de eucalipto de reflorestamento.
Uma peça de pernil é assada por dia. O sabor é diferenciado e a maciez da carne é surpreendente. Mas, se você pretende assar um pernil para a ceia e não tem o forno a lenha, sem problemas. Pode usar também o forno a gás ou elétrico. Confira as dicas da chef Val de Oliveira.


Ingredientes
Pernil de 4 quilos
Temperos
Suco de dois limões
5 dentes de alho
Tomilho a gosto
Alecrim a gosto
1 copo americano de vinho branco
2 colheres (chá) de sal
Caldo de carne a gosto
Modo de fazer
Misture todos os ingredientes e mergulhe o pernil da mistura.
Se achar necessário, pode acrescentar um pouco de água.
Deixe o pernil marinando por um período de 8 a 12 horas.
Coloque o pernil em um recipiente junto com o líquido usado para marinar.
Cubra com papel alumínio.
Deixe assar por cerca de 6 horas em forno elétrico.
Tire o papel alumínio depois das 6 horas de forno, regue o pernil com o líquido da marinada. Deixe por mais 30 minutos no forno para dourar.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.