Se a sua lista de Natal ainda está incompleta, saiba que o vinho é uma excelente opção de presente. Confira as dicas que vão te ajudar a fazer uma escolha acertada.
Por Isabel de Andrade*
Faltam poucas horas para a ceia de Natal e você ainda não comprou todos os presentes? Calma. Não se desespere. Um vinho é sempre uma opção elegante e infalível. Ah, mas, você conhece pouco sobre a bebida e não tem muita segurança se vai fazer a escolha correta? Então, a melhor opção é procurar uma casa especializada e conversar com um sommelier que vai te dar as orientações mais acertadas. Confira algumas dicas do gerente de Varejo e sommelier da Casa Rio Verde, Renato Vinhal.


– Procurar uma loja especializada é fundamental. Diferentemente dos grandes mercados, as lojas especializadas geralmente possuem atendentes preparados que podem indicar vinhos apropriados para o perfil de quem vai receber o presente.
– Um vinho, para agradar, não precisa ser caro. Mas, deve ter qualidade para não decepcionar.
– Para presentear, procure saber o gosto de quem vai receber o presente e se ele é um conhecedor ou um iniciante.
– Vinhos muito conhecidos podem ser uma “roubada”, pois perdem aquele caráter exclusivo e todo mundo sabe quanto custam.


– Ao ser convidado para a ceia na casa de amigos ou parentes é muito elegante levar uma garrafa de vinho. Se souber o menu, procure um vinho que combine.
– Se você for o anfitrião e quiser que seus convidados levem uma garrafa, não há problema algum em falar com eles. De preferência, informe o menu para que o vinho a ser levado harmonize-se com a comida.
Com essas dicas, é só passar em uma boa loja especializada em vinhos e fazer a escolha certa.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.