Almôndega do Futuro acaba de ser lançada no Brasil. Na fabricação são utilizados somente produtos de origem vegetal e a almôndega começa a fazer parte do cardápio da rede de restaurantes Spoleto.
Por Isabel de Andrade*
Tem novidade no cardápio do Spoleto, a almôndega feita de plantas. A empresa, que tem como carro chefe as massas, vai oferecer a opção nos 351 restaurantes que fazem parte da rede no Brasil. A dica é que a “carne de planta” seja servida com spaghetti e molho pomodoro.


A nova opção é conhecida como Almôndega do Futuro. Na composição do produto, não entra nadinha de carne. A receita é toda feita com vegetais e não contêm glúten ou transgênicos.
O investimento na diversificação do cardápio foi feito de olho na crescente demanda por produtos veganos e vegetarianos. Uma pesquisa feita pelo Ibope em 2018 apontou que cerca de 14% da população brasileira não come carne.
Veja Também: Produtos Orgânicos: Cresce o consumo no Brasil
A expectativa da rede de restaurantes de massas é vender 150 mil pratos com as almôndegas veganas nos próximos dois meses. A empresa pretende investir R$ 300 mil para divulgar a “Almôndega do Futuro”. E a meta é que o prato represente 5% das vendas nos próximos seis meses.


A Spoleto fez uma parceria com a Fazenda Futuro, empresa responsável pela fabricação da Almôndega do Futuro. A startup foi fundada em 2017 e tem como missão oferecer uma alternativa para quem não come carne ou pretende reduzir o consumo.


A empresa foi criada por Marcos Leta. Recentemente, ela recebeu um aporte de US$ 8,5 milhões e iniciou a distribuição de seus produtos na América Latina. Além da almôndega, a Fazenda produz também hambúrguer e carne moída de origem vegetal, que já são comercializados em outros restaurantes e redes de supermercados.


Veja também: Conheça outro leite de origem vegetal
Aprenda a preparar um creme de leite de castanha de caju
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.