Conheça artistas que são adeptos do vegetarianismo ou do veganismo. Alguns ainda fazem questão de usar sua popularidade para se engajar em causas ambientais que tem como objetivo a proteção dos animais.
Por Isabel de Andrade*
A preocupação com o meio ambiente, com a proteção dos animais e com a saúde é o principal motivo que leva muitas pessoas a mudarem os hábitos alimentares e se tornarem vegetarianas ou veganas. De acordo com uma pesquisa do Ibope feita em 2018, cerca de 14% da população do nosso país se declara vegetariana. E os dados apontam para um crescimento dos adeptos nos últimos anos. No Brasil, não há pesquisa sobre o número de veganos.
Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira, o vegetarianismo é o regime alimentar que exclui todos os tipos de carne. Já o veganismo é um modo de viver que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais, seja na alimentação, vestuário ou em outras esferas do consumo.
Vários artistas adotaram esse estilo de alimentação e, muitas vezes, também usam a fama que alcançaram para atuar como ativistas em defesa do meio ambiente e da causa animal.


O ator Joaquin Phoenix, que está em evidência por causa do sucesso do filme Coringa, é vegano desde criança. Ele tem uma ligação enorme com o ativismo e faz questão de usar a sua popularidade em nome da causa. Tanto que recentemente ele foi eleito Pessoa do Ano pela ONG Peta, que atua em defesa dos direitos dos animais.


Outro grande ativista é o ator Leonardo Di Caprio. Em 1998, ele criou a Leonardo Di Caprio Foundation, FDF, uma entidade que tem a missão de proteger os últimos lugares selvagens da Terra e salvar animais ameaçados de extinção. Leo é vegetariano e sócio da Beyond Meat, uma empresa que produz carnes a partir da proteína vegetal.


O ex-Beatle Paul Maccartney é um dos veganos mais famosos do mundo. E, por incrível que pareça, ele aderiu a esse estilo de alimentação na década de 1970, ou seja, bem antes do assunto começar a ser tão difundido.


Em 2009, o músico lançou a campanha Meat Free Monday que é a Segunda-feira sem Carne. A proposta é convidar as pessoas a trocar uma vez por semana a proteína animal pela proteína vegetal. Em duas turnês pelo Brasil, Paul Maccartney convidou a Sociedade Vegetariana Brasileira para acompanhá-lo, já que a entidade foi responsável por lançar a mesma campanha por aqui.


O galã de Hollywood, Brad Pitt, também é adepto da alimentação vegetariana e usa sua fama para alertar sobre a indústria da carne.


O brasileiro Rodrigo Santoro parou de comer carne e se tornou vegetariano quando começou a namorar a modelo Ellen Jabour, que é vegetariana há mais de 25 anos. Eles se relacionaram entre 2004 e 2008.


A Xuxa é vegana desde 2018. Mas, bem antes disso, já era adepta do estilo de alimentação vegetariana. Desde criança, ela tem dificuldades para comer carne e cortou carne vermelha aos 13 anos. Aos 26, passou a não consumir mais frango. E há dois anos, não ingere nenhum alimento de origem animal.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.