Por Isabel de Andrade*
Rabada, Creme de Abóbora, Crispy de Couve e Tuille de Queijo Canastra Curado foi a receita grande vencedora da Categoria Amadora da 2ª edição do Concurso Grogotó Gourmet em Barbacena, Minas Gerais. Ela foi preparada pela psicóloga e professora universitária na área de gestão, Eliana Torga. A vencedora se inscreveu no concurso incentivada pelo filho, que é estudante de Gastronomia. Ele também participou da disputa, mas na categoria profissional.
O concurso foi dividido em três categorias: Profissional, Amador e Infantil. A exigência era que a receita fosse baseada no tema cozinha mineira, resgatando e valorizando a cultura gastronômica do estado. Participaram do júri na etapa final de seleção um representante da Diretoria Regional do Senac em Minas, um representante das superintendências, um representante dos gerentes regionais do Senac em Minas, dois representantes da imprensa local, dois representantes da sociedade local, um representante do Sindicato do Comércio de Barbacena e um representante do Hotel Escola Senac Grogotó.
Eliana conquistou como prêmio um curso de Cozinheiro do Senac em Minas na unidade de Barbacena, um kit vestimenta cozinheiro e a partir de 2020 vai ter a sua receita incluída no cardápio do Hotel Escola Senac Grogotó, assinada com o seu nome.
Confira a receita vencedora na categoria amador
Rabada, Creme de Abóbora, Crispy de Couve & Tuille de Queijo Canastra Curado
Rabada:
1 kg de rabada de boi
8g de sal
170g de cebola
16g de alho
15ml de óleo
45ml de suco de limão
5g de páprica doce
Abóbora:
800g de abóbora moranga
50g de manteiga
5g de sal
8g de alho
90g de cebola
Couve:
300g de couve
1g de sal
200ml de óleo
100g de queijo canastra
Modo de preparo:
Marinar a rabada nos temperos com sal, cebola, alho, limão e páprica doce, por duas horas. Dourar na panela em óleo e temperos e cozinhar em panela de pressão por aproximadamente 20 minutos. Após esse tempo, verificar o cozimento, quando a carne deverá estar soltando facilmente do osso. Verificar o tempero e reservar. Assar a abóbora em forno com a casca, retirar a polpa, amassar e bater em liquidificador com cebola e alho. Derreter a manteiga na panela e colocar o creme. Mexer até dar o ponto de um creme liso. Após ficar pronto, reserve. Lavar e picar a couve chiffonade e fritar em óleo quente. Escorrer em papel toalha para retirar excesso de óleo. Temperar com sal por cima. Após terminar todos os preparos, montar o prato.
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!