Veja a história de uma família de Campos Altos-Minas Gerais que cultua em seu DNA os sabores dos melhores cafés especiais do planeta e conheça a jovem Julia Fortini Souza, uma nova estrela mineira e brasileira que vai brilhar nos concursos de cafés pelo mundo.
Festival Internacional do Café em BH: Surge uma estrela
Por Eduardo Avelar*


Pela primeira vez na história, Minas Gerais, o maior e melhor estado produtor de cafés especiais, tem um campeão, ou melhor uma campeã nacional de Brewers (preparo de café coado).


Trata-se da jovem Julia Fortini Souza , que vem de uma família de produtores do município de Campos Altos-MG , na região do cerrado mineiro, onde desde criança tem uma relação intima com o ouro negro do Brasil, desde seu cultivo ao seu preparo final e degustação.


Uma família de respeito


Julia Fortini é filha do primeiro Q-Grader brasileiro (Avaliador de cafés especiais), Bruno Souza, certificado no ano de 2007, e grande personalidade brasileira no segmento de cafés especiais, reconhecido mundialmente.


Na família de Julia, além do pai, Bruno Souza, ela, o marido Ivan Totti e a irmã Maria são Q- Graders, um título muito difícil de se obter no mercado brasileiro e internacional.


Maria hoje é barista no renomado café Back to Black em Amsterdam na Holanda.
Julia e Ivan são também, instrutores certificados SCA, Associação de Cafés Especiais, além de baristas e torradores.
A família, além de cultuar por gerações os cafés na região de Campos Altos-MG, é conhecida no mercado internacional pela sua atuação em cursos e concursos, e também pelos seus empreendimentos em São Paulo-SP, Amsterdam e Utrech na Holanda e Belo Horizonte-MG.


Na capital mineira a Academia do Café de propriedade da família é a maior e mais antiga referencia em cafés especiais.
Julia Fortini Souza Campeã Nacional de Brewers


Uma das principais atividades da Semana Internacional do Café que aconteceu em Belo Horizonte neste mês de novembro, foi o concurso de Brewers, que foi vencido de maneira brilhante pela jovem mineira da nova geração da família Souza, que se credenciou com o título, a representar o Brasil no concurso mundial, que acontecerá em Melbourne na Austrália em maio de 2020.


Foi a primeira vez na história que um profissional mineiro foi vencedor deste importante concurso.
A campeã Julia Fortini Souza contou nesta disputa realizada em BH com o apoio do profissional sueco Patrick Rolf, proprietário da April Coffee da Dinamarca e atual vice campeão mundial da categoria, que atuou como seu Coach.
Uma curiosidade é que o treinador poderá ser um dos adversários da Julia Fortini no mundial da Australia, quando ela representará o Brasil na disputa.
Fotos: Bruno Souza
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
Não sei onde vão esses cafés provados por baristas por que no mercado você troca de café e não encontra um que tenha gosto de café.