Acontece hoje em São Paulo mais um evento que reverencia a carne suína no Restaurante Casa do Porco dos chefs Jefferson e Janaína Rueda
Por Isabel de Andrade*
Nove cozinheiros convidados se reúnem hoje, dia 27 de novembro, no restaurante A Casa do Porco, em São Paulo, para mais uma edição do Porco Mundi. Desta vez, a proposta dos chefs Jefferson e Janaina Rueda, idealizadores do evento, é valorizar a cozinha colombiana, de onde vêm os chefs participantes.


A ideia é que sejam preparados menus que valorizem e explorem as possibilidades de utilização da carne de porco e que sejam fiéis à cozinha escolhida como tema do Porco Mundi. Terão a deliciosa missão de cozinhar os chefs: Leonor Espinosa, do Leo (49ª no The World’s 50 Best Restaurants e 8º na seleção latino-americana), Jeniffer Rodriguez (Mestizo Cocina de Origen), Marcela Arango (El Pantera), Carmen Angel e Robert Pevitts (Carmen), Harry Sasson, que comanda o restaurante Harry Sasson, Jaime Rodríguez e Sebastián Pinzón (Celele), Marco Antonio Beltrán Rodríguez (Andrés Carne de Res).






De acordo com o chef Jefferson Rueda, a proposta do Porco Mundi é investigar a importância cultural, econômica e social da carne de porco para os diversos povos do mundo e como eles trabalham essa proteína para se alimentar. Será servido um menu completo de entrada a sobremesa. Confira o que vai ser preparado pelos chefs:




Recepção
Tartar de porco + sushi de porco, por Jefferson Rueda (A Casa do Porco).
Torresmo e molho picante, por Marco Antonio Beltrán Rodríguez (Andrés Carne de Res).
Entradas
Chicarron + guacamole por Marco Antonio Beltrán Rodríguez (Andrés Carne de Res).
Arepa + morcilla + guacamole, por Harry Sasson (Harry Sasson).
Pão de mandioca + escabeche de pé de porco + caranguejo com backet pepper (pimenta típica de San Andrés), por Marcela Arango (El Pantera).
Pratos Principais
Linguiça de Sutamarchan caramelizada com guarapo (uma infusão) + chimichurri de moringa (uma erva) + tomates assados + mogolla chicharrona (pão recheado de chicharrón de porco), por Jennifer Rodirguez (Mestizo Cocina de Origen).
Pastel de arroz cartagenero + porco + soro costenho + pimenta criolla, por Jaime Rodríguez e Sebastián Pinzón (Celele).
Pé de porco + feijão “diablito” + Santa María de Anis (uma folha), por Leonor Espinosa (Leo).
Café
Churros + sangue de porco + especiarias, por Jefferson Rueda (A Casa do Porco).
Sobremesa
Tartaleta + mel de chicharrón + mousse de fígado + mortiño (fruta silvestre), por Carmem Angel e Robert Pevitts (Carmen).
A primeira edição do Porco Mundi foi realizada em 2016. De lá pra cá, foram feitos eventos que tiveram como temas as cozinhas da Espanha (2016), Equador (2017), Argentina (2018), Peru (2019) e Brasil (2018 e 2019). E, certamente, muitas edições virão.
Foto: reprodução Instagram.
*Isabel Andrade é Jornalista e Colaboradora do Territórios Gastronômicos
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.