Dia de Los Muertos
Por Isabel de Andrade
Se no Brasil, o Dia de Finados é marcado por um sentimento de tristeza e introspecção, a data é celebrada no México com alegria e entusiasmo. Isso porque os mexicanos acreditam que vão receber de volta a visita dos parentes queridos que já partiram. E, como manda a tradição, visita tem que ser recebida com muita hospitalidade.
É exatamente por isso que se prepara uma festa com direito a música, decoração e muita comida. Aliás, os mexicanos fazem questão de preparar os pratos que eram os preferidos dos entes finados. O pão dos mortos é uma das iguarias mais aguardadas da época. É um pão doce polvilhado com açúcar e consumido normalmente só nesse período. Também são feitos doces em forma de caveira com o nome do morto que são distribuídos para as crianças.
A tradição, que remonta à época dos antigos habitantes da região como os maias, astecas e totonacas, é tão forte no país que foi considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2003. É uma data para celebrar a presença de quem já não está mais entre nós e a comida tem um enorme simbolismo nessa comemoração, assim como em outras datas marcantes do ano como Natal, Páscoa, Réveillon ou aniversários.
Crédito da foto: Pixabay
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!