Maria Elza Camilo foi uma das sensações do Festival Sabores do Queijo, em Milho Verde (MG)
Por Augusto Albertini
O Festival Sabores do Queijo encerrou nesta semana, e já deixou saudades. Durante o mês de outubro, várias atrações gastronômicas e personagens memoráveis fizeram deste evento um acontecimento bastante especial para o município do Serro e também para o distrito de Milho Verde, em Minas Gerais.
Entre os diversos personagens inesquecíveis, está a Mestra Maria Elza Camilo, natural da comunidade quilombola de Baú (MG). Ela está à frente da Erlinda Cozinha Quilombola, no distrito de Milho Verde, onde ela faz diversas delícias ligadas à suas origens, como: angu doce, cubu, vaca atolada, doce de mamão verde, bolo de fubá, e muitos outros.
Elzinha começou a trabalhar cedo, aos 12 anos de idade ela já prestava diversos serviços domésticos. Durante toda sua jornada profissional, ela adquiriu diversos conhecimentos sobre gastronomia, e anos mais tarde surgiu o sonho de comandar a própria cozinha.
Ela contou com a ajuda de mulheres de sua comunidade que ofereceram diversos conhecimentos, serviços e recursos para tornar o sonho dela em realidade. Aos 47 anos, Elzinha conseguiu materializar tudo o que desejava, e inaugurou a Erlinda Cozinha Quilombola, o nome do empreendimento é uma homenagem à mãe dela, que a ensinou cozinhar.
Tivemos a felicidade de encontrá-la pessoalmente durante a nossa caminhada por Milho Verde, e de quebra, ela ainda nos ensinou como ela faz o delicioso fubá suado, confira:
(Foto de Capa: Michel Becheleni / @rupestree)
Augusto Albertini
Jornalista e Colaborador do Territórios Gastronômicos
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!
Ver Comentários
O texto é cheio de erros de Português!Por que não arruma um revisor,redator?!
Bom lugar de vim bora.....cheio de carrapatos e poeira.
Putz, só coisas importantes de pessoas que mudaram a humanidade. Mestra em cozinha, daqui a pouca será publicado o campeão de cuspe a distância e maior colecionador de pena de pardal