Loja do interior de Minas Gerais cobra dos consumidores apenas os custos do valor operacional.
Por Augusto Albertini
Nos tempos atuais, o comércio, especialmente nos centros urbanos, possui características para tentar favorecer a geração de lucro. Os alimentos quase sempre são produzidos em larga escala, e o preço deles é estabelecido por especulação financeira.
Um estabelecimento no território de São Lourenço, em Minas Gerais, quer mudar essa relação. O espaço se chama Bhava Conceito e vende diversos itens, como: doces, salgados, frutas, verduras, bebidas, etc, todos veganos e orgânicos. No local, os produtores definem o preço dos produtos, como forma de valorização da rede de trabalho local.
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Ao pagar pelo produto, o consumidor recebe um preço sugerido, que é calculado para garantir os custos operacionais como o frete, aluguel, recursos humanos, impostos, contas e taxas. Ao todo, cerca de 400 produtos são disponibilizados pelo estabelecimento.


De acordo com Leandro, proprietário do local, o estabelecimento foi inspirado em outras ideias semelhantes que operam na cidade de São Paulo e, agora, ele quer aplicar este conceito fora de uma metrópole. “A ideia é ser diferente de uma loja. A ideia é ser um novo conceito de consumo”, afirma.
O espaço também tem disponibilidade para encontros e eventos, que é mantido através de contribuições voluntárias. A Bhava também conta com uma lanchonete que oferece alimentos prontos com o mesmo conceito dos outros produtos da loja.
(Foto de capa: Reprodução / Instagram: @Bhavaconceito)
Augusto Albertini
Jornalista e colaborador do Territórios Gastronômicos
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.