Cúpula da Cachaça se reunirá pela quarta vez para eleger as melhores cachaças do ano.
Por Augusto Albertini
O último trimestre de 2019 se aproxima, e está trazendo as premiações anuais. Os especialistas da Cúpula da Cachaça irão se reunir pela quarta vez para decidir qual rótulo da bebida é a melhor do ano. Para tomar esta decisão, eles irão contar com a ajuda do público, que poderá escolher os 250 finalistas do ranking.
O evento é dividido em três etapas, na primeira o público poderá votar em três opções entre os milhares de rótulos existentes no Brasil. Os 250 melhores colocados irão avançar para a fase seguinte, e a lista dos classificados será divulgada no site e nas redes sociais da Cúpula da Cachaça.
Veja Também: Como utilizar os cinco sentidos para degustar uma cachaça
A segunda etapa será decidida de acordo com a seleção de 40 especialistas, sem vínculos com nenhuma marca, eles irão escolher os 50 melhores concorrentes que irão para a última etapa do torneio.
A fase final será decidida pela Cúpula da Cachaça, que durante três dias irá se reunir para fazer degustações às cegas. As finalistas serão transferidas para garrafas padronizadas e terão o rótulo substituído por numerações de 1 a 50. As notas dadas pelos cúpulos passarão por um tratamento estatístico, e serão divididos em três categorias: cachaças que não passam por madeira; cachaças armazenadas e envelhecidas; cachaças premium e extra-premium. Aquela que receber a melhor média de pontuação será reconhecida como a melhor de 2019.
A primeira etapa teve início do dia 13 de setembro, o público pode votar nas cachaças favoritas pelo site da Cúpula da Cachaça. O resultado do evento está previsto para ser divulgado no início de 2020.
O objetivo do evento é valorizar a produção de cachaças nacionais e fomentar a qualidade do destilado fabricado no Brasil.
O grupo surgiu em 2013 com o objetivo de assimilar e dividir conhecimentos sobre a cachaça. Atualmente eles são responsáveis pela publicação da Cachaça em Revista, e pela organização do ranking das melhores cachaças do Brasil.
A Cúpula da Cachaça integra a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cachaça, do Ministério da Agricultura, que visa dar apoio às causas dos produtores e consumidores do produto.
(Foto de Capa: Reprodução/ Cúpula da Cachaça)
Augusto Albertini
Jornalista e colaborador do Territórios Gastronômicos
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!
Ver Comentários
A melhor cachaça é a Havana de salinas, aliás de Matrona povoado ao lado. Terra da mulher do cachaçares... Coincidência??
A disputa pela melhor cachaça é curiosa e boa... conheço MUITAS de Minas Gerais... não é somente por ser natural de MG, mas aqui tem o DNA da cachaça. Já degustei MUITAS cachaças ÓTIMAS de fora de MG ... mas ainda prefiro as daqui. Agora, que tem muita cachaça MINEIRA, legítima e "famosinha", que navega na fama e "lendas urbanas", e que ficam MUITO ATRÁS de algumas que conheço, não tenho NENHUMA DÚVIDA... este provo que fica "cravando" que a cachaça A ou B é a melhor, é porque não bebe ou não sabe o que é cachaça de verdade. #AquitemCachaça !
P. S. Eu mesmo conheço umas DEZ "melhores" cachaças da face da Terra. rsrsrs