Bares e Restaurantes

Combinando o vinho com os sabores do cerrado – Conheça o Bordô

O maior bioma do Brasil serve de inspiração para as criações do recém-inaugurado Bordô.

Por Augusto Albertini

Harmonizar vinhos com os produtos do cerrado é uma tarefa não muito simples, mas que atualmente alguns restaurantes do Brasil procuram executá-la com qualidade. Em Belo Horizonte, um espaço recém inaugurado busca se adequar a esta proposta – o Bordô, localizado na Savassi, região centro-sul da capital.

Fachada do restaurante Bordô (Foto: Divulgação)

O restaurante iniciou as atividades em agosto deste ano, e busca agradar os clientes não só pela decoração aconchegante, mas principalmente por sua gastronomia sofisticada, feita com ingredientes marcantes. O conceito do Bordô é a harmonização entre os vinhos e os produtos do cerrado, que são a marca registrada do chef da casa – Danilo Simões.

Veja Também: Aprenda a preparar uma moqueca com coquinho azedo

A carreira de Danilo concilia suas formações acadêmicas em biologia e a gastronomia. Durante sua trajetória, ele buscou formas de valorizar o potencial gastronômico do cerrado, esta meta também foi levada em consideração na elaboração do menu da casa, que contem opções como: Costelinha Suína ao Barbecue de Buriti e Gratin de Batata; Espaguete ao Pesto de Baru; Maminha com Farofinha de Jambu e Picles de Cebola Roxa; Queijo coalho levemente grelhado com carne de sol, couve e azeite de pequi; Pot-pourri de queijos mineiros e internacionais; pot-pourri de frios mineiros e internacionais.

Costelinha Suína ao Barbecue de Buriti e Gratin de Batata (Foto: Divulgação)

O fato de muitos produtos do cerrado possuírem um gosto muito marcante, faz com que a casa também trabalhe sabores mais convencionais e acessíveis, como: Filé Mignon na Panhoca com Fonduta de Queijo; Lasanha de Cogumelos; Steak de Filé Mignon com Purê de Batata Doce e Maçã Verde; Croquetes de Berinjela.

No entanto, o Chef Danilo garante que as opções da casa mais pedidas, são os pratos feitos com os ingredientes do cerrado. Futuramente, ele diz que pretende aumentar o número de opções no cardápio feito com esses produtos.

O vinho também possui protagonismo no conceito proposto pela casa. Além de contar com uma adega com grande variedade, os preços também são versáteis, havendo garrafas que custam entre R$ 50 e R$ 4000. Para os apreciadores da bebida, há também uma wine dispenser, que disponibiliza pequenas doses para aqueles que desejam apenas degustar e conhecer os produtos.

Wine dispenser conta com algumas opções de vinhos disponíveis no restaurante (Foto: Divulgação)

O Bordô também possui o próprio vinho, que é produzido em Portugal e é vendido em taça. Ele está disponível nos tipos tinto, branco e rosé, e é recomendado para harmonizar com diversos pratos do menu.

(Foto de Capa: Divulgação)

Augusto Albertini
Jornalista e colaborador do Territórios Gastronômicos

Territórios Gastronômicos

Ver Comentários

  • Fui nesse restaurante ontem, 11/09/19, e esperei por mais de uma hora e meia para comer um prato executivo. Estavamos em mais de 10 pessoas e os pratos foram entregues separadamente. Quando os últimos começaram a comer, os primeiros já haviam terminado. Até por causa do "miserê" da quantidade de comida, é rápido acabar de comer. A comida, aliás, saborosa, mas aquém do que paguei. Funcionários despreparados e nitidamente descontentes com o funcionamento do restaurante. Até para pagar houve demora. Ah, não aceita ticket. Se é para ser "chique e granfino", não se estabeleça em uma região comercial como a Savassi. Obrigado, de nada.

    • Boa noite Bruno, sentimos muito pela sua experiência negativa. Você tem razão, nós erramos com a sua mesa e com uma outra e por isto fizemos o convite para que retornassem no dia seguinte por conta da casa. Infelizmente um problema afetou parte dos nossos serviços e a única saída encontrada, para a nossa falha com vocês foi trazê-los novamente e mostrar o nosso verdadeiro padrão, a outra mesa aceitou o nosso convite e saiu encantada com o resultado. Informo que aceitamos os cartões de alimentação Ben Visa Vale e VR Refeição. Quanto ao posicionamento de mercado, nos acreditamos muito no Bairro Funcionários e na Savassi, conhecemos e vivemos as suas histórias e acreditamos que merecem um empreendimento do porte que fizemos. Esperamos que muitos outros acreditem e invistam na região. Muito obrigado por dividir a sua experiência, só assim teremos condições de melhorar sempre.

Posts Recentes

Segunda sem Carne: arepa de batata

Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.

3 anos atrás

Salada Waldorf

Uma salada deliciosa, sofisticada e fácil de ser preparada.

3 anos atrás

Experimente a caipirinha morena

Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.

3 anos atrás

Minerai: um novo conceito na gastronomia de Canaã dos Carajás

Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…

3 anos atrás

Fim de semana de festival gastronômico em Pequi

Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…

3 anos atrás

Idolo Giusti: Chef mateiro faz vivência na cultura de feijões e farinhas no sudeste do Pará

Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!

3 anos atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!