De 6 a 30 de setembro ocorre a 6ª edição do Festival Sabores do Peixe, em Capitólio (MG). Os moradores e turistas degustarão saborosos e criativos pratos com tilápia; sucesso de participação já rendeu prêmios ao município.
De 6 a 8 de setembro acontecerá a abertura do festival, a expectativa é reunir grande público na Praça da Orla, próxima à praia artificial da cidade, onde haverá praça de alimentação e shows musicais.
Veja Também: Queijo da Canastra é a grande atração de festival em Passos (MG)
O evento é gratuito e aberto à população e aos turistas, que também podem aproveitar para curtir belos passeios no Lago de Furnas e nas cachoeiras do município.


O objetivo do festival é destacar a gastronomia e a cultura local, fomentar a economia e o turismo, e promover uma melhor qualidade dos serviços prestados, e gerar emprego e renda.
Pratos e Restaurantes
A partir de 6 de setembro, dez restaurantes de Capitólio servirão pratos com tilápia, especialmente elaborados para o festival Sabores do Peixe. Os pratos terão o preço padronizado de 50 reais, devem servir pelo menos duas pessoas, e receberão, junto com outros itens de atendimento do restaurante, avaliações dos clientes.


Os clientes darão notas de 0 a 10 para os seguintes aspectos: sabor do prato, beleza do prato, criatividade, atendimento, bebida, higiene e organização. A avaliação tem o propósito de gerar, posteriormente, um relatório para que cada estabelecimento receba um diagnóstico e o reconhecimento pelo seu desempenho, além de sugestões para melhorias. Não haverá competição entre os bares e restaurantes, e todos receberão troféus de participação.
Consultoria e cursos
Durante o mês de agosto, os restaurantes de Capitólio participantes no 6º Festival Gastronômico e Cultural Sabores do Peixe receberam a visita do chef de cozinha e professor do Senac Renato Lobato, que prestou uma consultoria para os estabelecimentos na elaboração dos pratos.


Renato Lobato é consultor em várias empresas de produtos alimentícios e já recebeu menção honrosa da Organizações das Nações Unidas (ONU), no concurso Saberes e Sabores que valoriza as mulheres rurais no resgate da alimentação tradicional saudável e na proteção da biodiversidade.
Também está presente desde segunda-feira (2) a Carreta “Hospitalidade” do Senac Móvel, que até o dia 6 de setembro realizará oficinas de culinária dirigidas aos empresários do ramos de alimentação e demais interessados.
A participação nas oficinas é gratuita e ocorrerá mediante inscrição prévia no CAT (Centro de Apoio ao Turista) de Capitólio, tel. (37) 3373-1111.
Shows
Na noite do dia 6 de setembro, apresenta-se em Capitólio a banda mineira 14 Bis, que está comemorando 35 anos de uma trajetória caracterizada pela reinvenção e ampliação de um público fiel. No palco, os músicos Cláudio Venturini (guitarra e voz), Sérgio Magrão (Baixo e voz, e único carioca no grupo), Vermelho (teclados e voz) e Hely Rodrigues (bateria) trazem seus próprios sucessos e outros clássicos da música nacional e internacional. É um novo 14 Bis que está no ar, mas sem deixar, é claro, sua característica sonoridade, uma mistura única de rock com Clube da Esquina, música clássica, progressivo, do country norte-americano ao regional brasileiro.
No dia 7, é a vez da Banda JPG, de Niterói, formada por João Ramalho e Eduardo Gema. Filho de dois imortais da música brasileira – o cantor e compositor Zé Ramalho e a cantora Amelinha -, o cearense João Ramalho (voz, violão e guitarra) e seu parceiro musical niteroiense Eduardo Gema (cajón) apresentam uma mistura musical inovadora de Pop Rock, MPB, House, R&B e os Radio Hits mais badalados do planeta.
Nas três noites do evento de abertura do festival, também se apresentarão músicos regionais.
Projeto premiado
O Festival Gastronômico e Cultural Sabores do Peixe é uma das ações do projeto “A tilápia transformando vidas e modificando sabores em Capitólio”, vencedor do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor – Juscelino Kubitschek, na categoria Inovação e Sustentabilidade, em 2016.
O peixe foi inserido no cardápio da merenda escolar, empresários do setor de alimentação foram capacitados para a produção de pratos culinários com tilápia e o Município também investiu na capacitação e profissionalização dos piscicultores e no fortalecimento da Associação dos produtores.
Por meio de todas essas ações, há um significativo aumento no consumo e diversas áreas de negócios se beneficiam, como o setor produtivo de peixes, o setor de bares e restaurantes, os hotéis, as empresas de comunicação, o setor de bebidas e o setor de transporte, entre outros.
O 6º Festival Gastronômico e Cultural Sabores do Peixe é uma realização da Prefeitura de Capitólio, com apoio da Associação dos Empresários de Turismo de Capitólio (Ascatur, Associação Comercial e Industrial de Capitólio (Aciac) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O projeto conta com recursos do Ministério da Cidadania e Fundo Nacional da Cultura.


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.