O Filé é um clássico que remonta aos tempos do Visconde de Chateaubriand, na França. Uma receita fina, histórica e fácil de preparar.
Por: *Armando de Angelis
O Filé Chateaubriand foi um prato clássico servido no Grande Hotel de Araxá, também muito frequentado por Assis Chateaubriand, o dono dos Diários Associados – que foi o maior conglomerado de mídia da América Latina.
Por isso, muitos pensavam que esse prato foi desenvolvido em homenagem à figura polêmica e controversa. Mas, segundo consta, esta possibilidade jamais existiu. Duas histórias conflitantes explicam o surgimento da receita.
Veja Também: Sonno Bar Serro: Botecando pelo Espinhaço
A primeira, que teria sido desenvolvida em Paris pelo cozinheiro gastrônomo Pierre de Montmirail em homenagem ao diplomata, poeta e grande escritor francês François-René-Auguste de Chateaubriand, visconde de Chateaubriand (1768-1848), um dos pioneiros do romantismo literário na França.
A segunda versão afirma que nasceu na cidade de Châteaubriant, no Vale do Loire. O Filé Chateaubriand durante anos e anos predominou nos melhores restaurantes do mundo. As pessoas consideravam prova de refinamento saboreá-lo.
Mas, com o tempo, perdeu sua nobreza de antes. Talvez, pelas inovações que surgiram com a sofisticação que chegou à cozinha e até mesmo pela substituição do corte bovino do qual procede por outros cortes. Mas, de qualquer forma, nunca perdeu a majestade, sendo memorizado como um clássico inesquecível.
Veja Mais: O homem que inventou a bebida mais famosa do mundo
Em uma frigideira, derreta um pouco de manteiga e doure o filé temperado com sal e pimenta. Retire-o e coloque-o em uma assadeira.
Ponha um pouco de manteiga sobre o filé e, por cima da manteiga, um pouco de farinha e por cima da farinha, um pouco de ervas. Aqueça o forno a 250 graus. Leve o filé ao forno por 10 minutos.
Enquanto isso, na frigideira que você dourou o filé, coloque os cogumelos e um pouco de farinha, refogando até ficarem dourados. Tempere com sal e pimenta. Adicione o vinho na panela, obtendo um molho espesso. Aguarde ferver e sirva com o filé.
*Armando de Angelis
Idealizador e promotor do “Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Araxá”, atualmente denominado “Saberes e Sabores de Araxá”, após lançamento do seu livro de mesmo título. Autor ainda do livro “Sopas, Caldos & Cremes”.
Foto de capa: Wikimedia Commons
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!