Chefs e Mestres

Harmonização perfeita de pratos com cervejas é o desafio do Chef Arlen

Por Augusto Albertini*

Aprimorar o cardápio em estabelecimentos que são referência em gastronomia é uma tarefa difícil, principalmente naqueles que já possuem um menu consolidado. Em situações como esta, é necessário ter conhecimento e muita sensibilidade para atender a demanda dos fregueses, algo que o Chef Arlen Fortes busca fazer em seu ambiente de trabalho.

Desde 2018 ele é chef no Templo Cervejeiro da Backer, em Belo Horizonte, e investiu em uma mescla de técnicas de gastronomia usadas por chefs de todo o mundo, com pitadas de terroir mineiro e mantendo o clima dos pubs ingleses para criar as novidades da casa.

Atualmente ele assina o cardápio do Templo Cervejeiro e sua principal contribuição foi a criação dos pratos principais, que foram incorporados a um menu que já contava com diversas opções de tira-gosto. Durante a elaboração das receitas, foi levada em conta a harmonização com as bebidas, que são o carro-chefe da casa: “quem abre o cardápio já vai ver as sugestões de cerveja para cada tipo de petisco”, conta. “As cervejas não têm um segmento, isso vai muito de acordo com o gosto da p essoa, mas é claro que uma harmonização bem feita agrada o paladar e aguça todos os sentidos”, ponderou.

A partir do desafio de harmonizar os pratos com cervejas, nasceram receitas como Chicken Beer, um frango marinado três dias em uma american IPA, e a Beer Style, um prato com linguiças marinadas em uma double IPA.

Outro prato que ele prepara que faz grande sucesso é a panceta em redução de laranja de umbigo guarnecida com purê de alho espanhol. Você pode aprender a receita clicando aqui.

BBQ Backer

Este ano o Chef Arlen está à frente da curadoria do BBQ Backer, que ocorrerá no dia 17 de agosto, no Templo Cervejeiro da Backer. Será um grande evento com diferentes IPAs de cervejarias artesanais e independentes de vários subestilos junto com churrasco de cortes nobres. Além das atrações gastronômicas, haverá shows de artistas de diversas vertentes musicais.

A parte gastronômica do evento contará com a participação de chefs assadores renomados internacionalmente, além de outros grandes nomes que lecionam nas faculdades mineiras.

(Foto de capa: Acervo Pessoal)

Augusto Albertini
Jornalista e colaborador do Territórios Gastronômicos

Territórios Gastronômicos

Posts Recentes

Segunda sem Carne: arepa de batata

Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.

3 anos atrás

Salada Waldorf

Uma salada deliciosa, sofisticada e fácil de ser preparada.

3 anos atrás

Experimente a caipirinha morena

Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.

3 anos atrás

Minerai: um novo conceito na gastronomia de Canaã dos Carajás

Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…

3 anos atrás

Fim de semana de festival gastronômico em Pequi

Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…

3 anos atrás

Idolo Giusti: Chef mateiro faz vivência na cultura de feijões e farinhas no sudeste do Pará

Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!

3 anos atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!