Festa celebra a cultura peruana e tem a gastronomia como atração principal, além de dança, artesanatos e músicas típicas .
Por Augusto Albertini*
No dia 28 de julho, acontecerá a 5ª edição da Festa Peruana, no quarteirão fechado da avenida Getúlio Vargas (entre Rua Alagoas e Av. do Contorno, próximo à Praça da Savassi), das 10h às 20h.
As entradas para o evento deverão ser trocadas por um quilo de alimento não perecível. Os pontos de troca estão localizados nos seguintes estabelecimentos: Duke ‘n’ Duke, Stadt Jever, Jockey bar e café, Wals Gastropub, Ateliê Wals e Escape Zone.
A expectativa de público, segundo os organizadores, é de dez mil pessoas. O evento contará com dança, artesanatos e músicas típicas, mas o ponto alto será a gastronomia. Quem participar da festa poderá degustar inúmeras iguarias peruanas, como como os famosos ceviches e o pisco sour. Serão mais de 18 expositores com cerca de 24 pratos, doces e drinks diferentes.
Entre os destaques, estão: Chef Beto Haddad, com Rolinhos primavera à peruana; Chef Huarique Peruano, com Anticuchos, Pollada al Carvão e Papa Rellena; Chef Pedro Mendes, com Acebichados Nikkei; Chef Pierre Sablich (Restaurante Inka), com Ceviche de salmon com chips de batata; Chef Matheus Coco, com Lomo Saltado e Tequenhos; Empório Graças a Deus, com Sanduíche de Butifarra Artesanal e pães peruanos; O Compoteiro, com Carapulcra; Miski Mikuy com Causa Limeña, Arroz Chaufa e Picarones. Nos drinks, teremos Chilcanos, Machu Picchu y Chicha Morada e Pisco Sour.
“Nossa intenção é apresentar para os mineiros um pouco mais da rica cultura do nosso país, compartilhar os costumes e tradições, além de poder retribuir a acolhida que tivemos em Minas Gerais, hoje abrigando mais de 500 famílias do nosso país, que tem esse estado como sua segunda casa”, explica o peruano Miguel Gastelumendi, organizador do evento e residente em Belo Horizonte há 25 anos.
(Foto de capa: Flávio Azevedo)
Augusto Albertini
Jornalista e colaborador do Territórios Gastronômicos
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!