Por Augusto Albertini*
Neste sábado (13) chegou ao fim a 17ª edição do Festival Jequisabor, no município de Capelinha (MG). Uma das principais atrações foi o concurso do melhor prato do evento, cujo vencedor foi o medalhão de lagarto com dadinho de tapioca, elaborado por Simone Matos, proprietária do bistrô Vida Leve.
O estabelecimento de Simone está localizado em Capelinha (MG), e conta com a proposta de fazer comida fit, com ingredientes de produção própria e também de produtores locais, sempre valorizando os orgânicos.
Segundo a criadora da receita, medalhão de lagarto com dadinho de tapioca possui influências da gastronomia regional, além de ser uma opção nutritiva.
Misturar a tapioca, os queijos e o sal, despejar o leite bem quente, misture bem. Deixe esfriar um pouco, coloque em uma assadeira untada e cubra com papel filme, leve por 3h a gel adeira. Corte os dadinhos leve à Airfryer ou frite submerso em óleo.
Deixe o lagarto em marinada de ervas, alho e vinho por 12h. Selar em panela quente e cozinhar na pressão deixando cozido mais firme. Ao esfriar, embrulhe em plástico filme e leve ao freezer para firmar, depois faça fatias finas usando o fatiador de frios. Fazer rolinhos recheados com a ricota e rúcula.
Corte tudo em pequenos cubinhos, tempere com o sal e o limão, faça uma cama pros rolinhos.
Bata no liquidificador a maçã, as pimentas e o suco de laranja, coloque para ferver em uma panela, adicione o açúcar, ferva até ficar em ponto de geleia.
*Augusto Albertini
Jornalista e colaborador do Territórios Gastronômicos
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!
Ver Comentários
Cozinhar na 'preção', 'frizer'.... tá osso, hein!