“Matula da Roça” é um sanduíche com pão de milho artesanal, pernil desfiado, farofa crocante de torresmo, couve e pimenta biquinho.
*Por Augusto Albertini
O Centro Universitário UNA foi palco da terceira etapa do concurso Prato Junino, organizado pela Belotur. O evento ocorreu nesta quinta-feira (6), ao todo foram quatro grupos disputando a oportunidade de vender suas criações gastronômicas no Arraial de Belo Horizonte.
Veja também: Concurso “Prato Junino” leva gastronomia para o Arraial de Belo Horizonte
Os alunos da UNA já haviam passado por uma seleção interna para poder participar do concurso, o que aumentou o nível técnico desta etapa, deixando-a mais acirrada.
O vencedor foi o “Matula da Roça”, um sanduíche com pão de milho artesanal, pernil desfiado, farofa crocante de torresmo, couve e pimenta biquinho, que foi criado pela Fernanda de Almeida Moraes, Denise Câmara Lopes, Renata Alves Rodrigues e Ana Caroline da Silva.


O prato é uma releitura das comidas típicas das roças mineiras, pensadas para um contexto urbano. O pão de milho artesanal faz alusão ao angu, e o pernil à carne de lata, a couve e a pimenta biquinho são traços típicos da culinária regional, e o torresmo se destaca como um aperitivo bastante consumido em Minas Gerais.
A receita nasceu através da idealização de Ana Caroline, ela é natural de Coronel Fabriciano, através das origens dela, o grupo pensou em um sanduíche que fosse prático e que remetesse ao aconchego interiorano. “Você vai na casa das pessoas (no interior), você é recebido com muita comida, comida simples, mas comida cheia de amor.”, contou Ana Caroline.
*Augusto Albertini
Jornalista e colaborador do Territórios Gastronômicos
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.