*Por Augusto Albertini
A vencedora do primeiro dia do concurso “Prato Junino”, realizado pela Belotur, foi a estudante Isys Heringer. Ela venceu sozinha a etapa de seleção na faculdade de gastronomia do Senac, na última segunda-feira (3).
Isys fez uma receita de bolo de milho cremoso com coco, queijo do Serro e uma crosta de pé-de-moleque e pipoca caramelada de quentão, mais tarde, a receita foi apelidada pelo juri técnico do evento de “Pé-de-Milho”.
Isys tem 27 anos, é natural de Rio Pomba (MG) e formada em administração pela UFF (Universidade Federal Fluminense). Durante o período em que cursou a faculdade, ela fazia geleias de pimenta para vender, e teve um retorno do público muito positivo, o que a motivou a fazer gastronomia.
O “Pé-de-Milho” nasceu a partir de uma receita de família, incorporando estudos sobre a carreira de Dona Lucinha, e um levantamento sobre os ingredientes típicos de festa junina. Todo esse conhecimento inspirou-a criar um prato com milho, coco, quentão, pé-de-moleque e pipoca, o resultado foi um bolo cremoso, simples, bucólico, saboroso e inovador.
O prato vencedor será vendido no Arraial de Belo Horizonte. Isys revelou ao Territórios Gastronômicos que pretende servir um cafezinho para acompanhar o bolo, e de quebra, tentará participar da festa junina vestida a caráter.
Bolo de milho cremoso
Pé-de-moleque
Farofa de Pé -de -Moleque
Pipoca
Calda de quentão
Bolo de Milho Cremoso
Cozinhe o milho verde e debulhe-o.
Bata no liquidificador o ovo, o milho cozido, o leite condensado e a manteiga em temperatura ambiente até que vire uma massa homogênea.
Acrescente o queijo ralado, o coco ralado e o fermento em pó no modo pulsar do liquidificador, bater a massa apenas para introduzir os ingredientes.
Em uma forma untada com manteiga e farinha de milho, despeje a massa e introduza a farofa de pé de moleque por cima até formar uma crosta leve ao forno pré-aquecido.
Asse o bolo por 25 minutos à 180º.
Após esfriar, desenforme o bolo e acrescentar a pipoca caramelada por cima.
Pé-de-moleque
Em uma panela de fundo grosso derreter a rapadura com duas colheres de água.
Acrescente o doce de leite em barra.
Pingue a água até iniciar o ponto de caramelo.
Acrescente o amendoim e mexa até que solte totalmente do fundo. Não deixe o amendoim torrar muito, pois ele ainda vai para o forno com o bolo.
Em uma forma untada com manteiga espalhar o pé de moleque e resfriar.
Após tomar uma consistência bem dura, triturar o pé de moleque no processador com a manteiga gelada e a farinha de trigo. Não triture muito o amendoim. Reserve a farofa na geladeira
Pipoca
Em uma panela, insira o óleo e a pipoca, quando começar a estourar, tampe a panela.
Caramelo de quentão para a pipoca
Em uma panela derreta a rapadura com o açúcar mascavo. Acrescente o suco do limão, as raspas de laranja, cravo, canela, gengibre, e por último a cachaça.
Em uma assadeira untada com a manteiga, distribua a pipoca estourada e ponha o caramelho por cima.
Leve ao forno por 10 a 15 min em baixa temperatura. Espere esfriar e coloque em cima do bolo.
*Augusto Albertini
Jornalista colaborador do Territórios Gastronômicos
Aprenda a preparar essa receita vegetariana inspirada na culinária latina.
Cachaça envelhecida e açúcar mascavo em uma outra versão desse drink tradicional.
Conheça o mais novo restaurante que está brilhando no sul do Pará. Minerai, da chef…
Começa nesta sexta-feira, 02/09, em Pequi o Festival Gastronômico Serra Rio do Peixe. A cidade…
Chef mateiro se encanta com a diversidade do Território Sudeste do estado do Pará. Confira!